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Sopa de Feijão Mung

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Para 2 pessoas - Equilibra  Vata e Pitta, pode aumentar  Kapha Duração da preparação e confecção 40min Ingredientes da Sopa: 1 chávena de chá de Feijao mung  2 colheres de sopa de Azeite 1 colher de chá de cominhos em sementes 1 colher de chá de feno grego em pó 1 dente alho 1 colher de chá de sementes de mostarda 1 rodela de gengibre ralado 1 folha de louro Sal e Piri piri a gosto  1 casca de limão ralado 250ml de natas de coco Preparação da  Sopa : Cozer o feijão mung com ajuda de uma panela de pressão. Noutra panela coloque azeite juntamente com o alho, o louro e as restantes especiarias. Deixa refugar um pouco e junte o feijão cozido e água da cozedura. Triture tudo e acrescente raspas da casaca de um limão e as natas de coco. No final coloque o sal a gosto e decore com folhas de coentros ou manjericão.    A equipa akiSintaSaúde sempre a pensar em si. Facebook  |  Instagram

Arroz de Cominhos com Salada de Aipo e Refogado de Legumes

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Para 2 pessoas - Equilibra  Vata, Pitta e  Kapha Duração da preparação e confecção 40min O aumento do sabor ácido na salada tem tendência a aumentar pitta enquanto que o aumento do sabor doce na salada terá tendência em aumentar kapha.  Ingredientes para o Arroz de Cominhos : 1 Caneca de Arroz Basmati 2 Canecas de água Cominhos Qb Sal Qb Preparação do Arroz de Cominhos : Previamente escalde o arroz com água quente durante 10 a 15 minutos. Com a ajuda de um passador, escorra o arroz e lave-o bem. Coloque o arroz no tacho e junte as duas canecas de água já aquecida, e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver cozinhado pode adicionar as sementes de cominho em grão e tapar até à hora de servir.    Ingredientes para a Salada de Aipo : 1 a 2 troncos de aipo fresco  1 tomate pequeno bem maduro e sem sementes (opcional) 1 a 2 colheres de sopa de vinagre balsámico 1 a 2 colheres de sopa de agave 1 colher de sopa de azeite azeite Orégão, pimenta preta e sal a gosto Preparação da Salada de Aipo : C

Hambúrguer de Quinoa

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Para 4 pessoas - Equilibra  Vata e Pitta , pode aumentar ligeiramente  Kapha Duração da preparação e confecção 60min Ingredientes para o  Hambúrguer de Quinoa : 100g de Quinoa. 2 cenouras médias raladas. 100g de feijão verde cortado em lascas. 1 cebola pequena 2 colheres de sopa de ghee ou outra gordura à sua escolha (óleo de coco, sésamo ou girassol) QB de Farinha de grão QB de Especiarias: curcuma, erva-doce, cominhos, sal, pimenta-preta e assafétida, tudo em pó. Preparação do  Hambúrguer de Quinoa: Coza bem a quinoa, sempre na proporção de uma parte de quinoa para 2 partes de água.  Enquanto a quinoa coze prepare os legumes para saltear, pique a cebola, rale as cenouras e corte em lascas o feijão verde. Numa wook ou frigideira coloque o ghee e leve a lume médio. Acrescente a cebola picada assim que o ghee estiver quente, e em seguida as especiarias (curcuma, erva-doce, cominhos, pimenta preta e açafrão). Assim que a cebola estiver dourada acrescente a cenoura ralada e o feijão verde

Caril de Banana

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Para 4 pessoas - Diminui  Vata e Pitta , pode aumentar  Kapha Duração da preparação e confecção 30min Ingredientes para o Caril de Banana : 3 a 4 colheres de sopa de ghee, ou óleo de coco, ou azeite. 4 bananas fatiadas. 1 maçã ralada. 1 natas de coco. 1 chávena de café de gengibre fresco ralado. 1 cenoura fatiada. Especiarias: 2 Folhas de louro. 1 C. de sopa de açafrão raiz em pó. 2 Dentes de cravinho. 1 C. de café de feno grego 1 C. de chá coentros em grão 1 C. de chá cominhos 1 Pau de canela 1 C. de chá de pimenta em grão Preparação do  Caril de Banana: Numa frigideira sem ser anti-aderente, leva-se as especiarias em grão, uma a uma a tostar ligeiramente, em seguida tritura-se tudo com o auxilio de um almofariz. Numa panela suficiente grande para colocar todos os ingredientes, coloca-se o ghee,  ou outra das gorduras recomendadas, adiciona-se as folhas de louro e as especiarias, deixa-se esturgir um pouco. Em seguida coloca-se o pimento, a cenoura fatiada e deixa-se refugar mais um p

Sopa de Mung Dall com coentros frescos

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Para 4 pessoas - Equilibra  Vata e Pitta , pode aumentar ligeiramente  Kapha Ingredientes para a  Sopa de Mung Dall com coentros frescos : 2 colheres de chá de gengibre fresco ralado 1 colher de chá de cominhos em grão ½ colher de chá de curcuma 1 colher de chá de funcho em grão 2 chávenas de café de mung dall 1 chávena de chá de coentros frescos picados 1 chávena de café de natas de coco 1 colher de sopa de ghee 16 chávenas de café de água Sal a gosto Preparação da  Sopa de Mung Dall e coentros frescos: 1.     De forma a obter os melhores aromas da cozinha indiana, salteie os cominhos e o funcho num tacho, a seco (sem gordura), de forma a ficarem um pouco mais crocantes e libertarem os seus aromas. Em seguida, num almofariz reduza estas especiarias a pó. 2.   Escalde as lentilhas e leve-as a conzer até estarem bem cozidas, durante 15 a 20 minutos 3.     Numa panela, coloque o ghee, junte os cominhos, o funcho e a curcuma em pó. De

Chutney de Maçã

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Para 4 pessoas - Equilibra  Vata e Kapha , pode aumentar ligeiramente  Pitta Ingredientes para o  Chutney de maçã : 2 c. sopa de ghee ou azeite 1 kg de maçã 1 c. chá de curcuma 1 pau de canela ½ malagueta grande (pode aumentar a dose se desejar) 2 c. sopa sumo laranja e a raspa 2 c. sopa vinagre de sidra 200 gr. açúcar rapadura ou açúcar mascavado Preparação do  Chutney de maçã: Coloque a gordura no tacho e junte as especiarias, deixe estrugir um pouco. Junte a maçã, previamente descascada e cortada em cubos, deixe refogar um pouco. Depois adicione o sumo e a raspa de laranja, o vinagre e a rapadura. Se estiver muito seco adicione um pouco de água. Deixe ferver cerca de 10 minutos, até a maçã estar bem cozida. Está pronto a servir, pode ser servido quente ou à temperatura ambiente. Este preparado pode ser guardado por algum tempo, pois é como uma compota. A equipa akiSintaSaúde sempre a pensar em si. Facebook  |  Instagram

Sopa de Gengibre

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Para 4 pessoas - Equilibra  Vata e Kapha , pode aumentar ligeiramente  Pitta Ingredientes para a  Sopa de Gengibre : 1 chávena de café de gengibre fresco picado 1 copo de couve fatiada 1 colher de sopa azeite ou ghee 2 ½ copos de caldo de vegetais 1 raminho de coentros picados Sal e pimenta preta a gosto 1 copo de cenoura fatiada Preparação da  Sopa de Gengibre: Coloque o óleo num tacho, em seguida salteie o gengibre picado, adicione a cenoura e a couve, mexendo de vez em quando para não queimar, até a cenoura estar cozinhada. Adicione o caldo, deixe cozinhar em lume brando durante 5-10 minutos, junte o sal e a pimenta. Por fim junte as coentros picados. O gengibre é um dos rizomas que na cozinha do mundo ayurvédico tem um lugar de destaque. Ele dá um sabor e aroma caraterísticos a todos os pratos e facilita a digestão.  Esta sopa é ótima para  digerir ama  e fortalecer o sistema imunitário. A equipa akiSintaSaúde sempre a pe