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Noodles Vegetarianos

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Para 5 pessoas - Equilibra  Vata ,  pode aumentar  Pitta  e  Kapha Duração da preparação e confecção 30min Ingredientes para os Noodles: 250 gr de massa chinesa. 5 colher de sopa azeite ou ghee ½ colher de chá feno grego 1 colher de chá de pimenta preta 3 cravinhos ½ colher de chá de sementes de aipo (Caraway | Ajwain). 2 dentes de alho picados finamente. 1 folha de louro 1 colher chá de orégãos 1 colher de sopa de alcaparras. 1 colher de sopa de gengibre fresco cortado em palitos finos. 1 limão raspas. 4 alhos francês em rodelas finas. 2 cenouras cortadas em palitos finos com cerca de 3 cm de comprido. ½ pimento vermelho, cortado em quadrados pequenos. 2 ramos de aipo, cortado em fatias de cerca de 1 cm. 2 colheres de sopa de ag´ve 1 queijo panir ou requeijão de vaca, cortado em cubos. Sal qb Preparação dos  Noodles : Num pequeno tacho de inox toste, separadamente, o feno grego, a pimenta preta, o cravinho e as sementes de carway (aipo), num almofariz triture de forma a reduzir a pó.

Chutney de Abóbora

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Para 5 pessoas - Equilibra  Vata ,  pode aumentar Pitta e  Kapha Duração da preparação e confecção 30min Ingredientes da  Chutney de Abóbora: 1kg de abobora cortada em cubos cerca de 1 cm. ½ colher chá sementes de cominho. ½ colher chá sementes de aipo. ½ colher chá sementes de feno grego. 3 cabeças de cravinho. 1 malagueta vermelha grande sem sementes, picadas finamente. ½ colher açafrão da terra pó. 2 colheres sopa de ghee. ½ colher chá canela em pó. 1 chávena de café de água. 1 chávena de café de amêndoas tostadas laminadas. 1 laranja sumo. 1 laranja raspa. 1 colher sopa de gengibre fresco ralado. 4 colheres de sopa de açúcar mascavado ou rapadura. Sal qb Preparação do  Chutney de Abóbora : Este é um chutney delicioso de fácil confecção, ótimo para servir como acompanhamento, e com os aromas tradicionais da Índia. Num tacho de inox leve a tostar ligeiramente as especiarias uma a uma, começando pelas sementes de cominho, aipo, feno grego e os dentes de cravinho. Em seguida num almof

Chutney de Castanhas

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Para 5 pessoas - Equilibra  Vata  e  Pitta,  pode aumentar  Kapha Duração da preparação e confecção 30min Ingredientes da  Chutney de Castanhas: 400 g castanhas 2ch sopa baga goji 1 laranja sumo 1 lima sumo Casca ½ lima cortada em fios finos ½ papaia cortada em cubos de 1 cm ½ malagueta grande, picada 4 colheres sopa açúcar mascavado ½ colher café açafrão pó ½ colher café cardamomo ½ colher café canela 1 colher sopa gengibre fresco ralado ½ colher chá de erva doce em grão 1 colher de sopa ghee 1 chávena chá de água Sal a gosto Preparação do Chutney de Castanhas : Coloque as bagas goji num recipiente com água a ferver, deixe a descansar para hidratarem. Coloque o ghee num tacho, adicione a malagueta, deixe estrugir um pouco e em seguida adicione a erva doce, canela, cardamomo, açafrão e deixe fritar um pouco sem queimar. Em seguida adicione as castanhas, deixe ficar um pouco no refugado em fogo baixo, mexendo sempre, acrescente as raspas de lima, o gengibre ralado, as bagas de gogi, a

Abobora Recheada

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Para 5 pessoas - Equilibra  Vata  e  Pitta,  pode aumentar  Kapha Duração da preparação e confecção 60min Ingredientes da  Abóbora Recheada: 4 a 5 espargos verdes por pessoa 4 a 5 espargos brancos por pessoa 1 colher de sopa de ghee ½ malagueta vermelha grande ½ colher chá açafrão 2 colheres de sopa de amendoim pelado 2 colheres de sopa de caju  ½ colher de chá de erva doce em grão ½ colher de cominho em grão 1 colher de café feno grego em grão 2 cravinhos ½ colher de chá de sementes de aipo (arjwain) – fácil de encontrar nas lojas indianas 1 colher de sopa de chá de erva príncipe para 1 chávena de chá 1 abóbora hokaido com cerca de 2 kg 100g de feijão verde redondo, cortado em pedaços de 1 a 2 cm 1 chávena de chá de água 200g de chuchu, cortado em quadrados grandes 1 tomate, cortado em quadrados grandes 3 palitos de pimento vermelho cortado em quadrados 3 palitos de pimento amarelo cortado em quadrados 2 “árvores” de brócolos 2 “árvores” de couve flor 1 colher de sopa de gengibre rala

Sopa de Feijão Mung

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Para 2 pessoas - Equilibra  Vata e Pitta, pode aumentar  Kapha Duração da preparação e confecção 40min Ingredientes da Sopa: 1 chávena de chá de Feijao mung  2 colheres de sopa de Azeite 1 colher de chá de cominhos em sementes 1 colher de chá de feno grego em pó 1 dente alho 1 colher de chá de sementes de mostarda 1 rodela de gengibre ralado 1 folha de louro Sal e Piri piri a gosto  1 casca de limão ralado 250ml de natas de coco Preparação da  Sopa : Cozer o feijão mung com ajuda de uma panela de pressão. Noutra panela coloque azeite juntamente com o alho, o louro e as restantes especiarias. Deixa refugar um pouco e junte o feijão cozido e água da cozedura. Triture tudo e acrescente raspas da casaca de um limão e as natas de coco. No final coloque o sal a gosto e decore com folhas de coentros ou manjericão.    A equipa akiSintaSaúde sempre a pensar em si. Facebook  |  Instagram

Arroz de Cominhos com Salada de Aipo e Refogado de Legumes

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Para 2 pessoas - Equilibra  Vata, Pitta e  Kapha Duração da preparação e confecção 40min O aumento do sabor ácido na salada tem tendência a aumentar pitta enquanto que o aumento do sabor doce na salada terá tendência em aumentar kapha.  Ingredientes para o Arroz de Cominhos : 1 Caneca de Arroz Basmati 2 Canecas de água Cominhos Qb Sal Qb Preparação do Arroz de Cominhos : Previamente escalde o arroz com água quente durante 10 a 15 minutos. Com a ajuda de um passador, escorra o arroz e lave-o bem. Coloque o arroz no tacho e junte as duas canecas de água já aquecida, e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver cozinhado pode adicionar as sementes de cominho em grão e tapar até à hora de servir.    Ingredientes para a Salada de Aipo : 1 a 2 troncos de aipo fresco  1 tomate pequeno bem maduro e sem sementes (opcional) 1 a 2 colheres de sopa de vinagre balsámico 1 a 2 colheres de sopa de agave 1 colher de sopa de azeite azeite Orégão, pimenta preta e sal a gosto Preparação da Salada de Aipo : C

Hambúrguer de Quinoa

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Para 4 pessoas - Equilibra  Vata e Pitta , pode aumentar ligeiramente  Kapha Duração da preparação e confecção 60min Ingredientes para o  Hambúrguer de Quinoa : 100g de Quinoa. 2 cenouras médias raladas. 100g de feijão verde cortado em lascas. 1 cebola pequena 2 colheres de sopa de ghee ou outra gordura à sua escolha (óleo de coco, sésamo ou girassol) QB de Farinha de grão QB de Especiarias: curcuma, erva-doce, cominhos, sal, pimenta-preta e assafétida, tudo em pó. Preparação do  Hambúrguer de Quinoa: Coza bem a quinoa, sempre na proporção de uma parte de quinoa para 2 partes de água.  Enquanto a quinoa coze prepare os legumes para saltear, pique a cebola, rale as cenouras e corte em lascas o feijão verde. Numa wook ou frigideira coloque o ghee e leve a lume médio. Acrescente a cebola picada assim que o ghee estiver quente, e em seguida as especiarias (curcuma, erva-doce, cominhos, pimenta preta e açafrão). Assim que a cebola estiver dourada acrescente a cenoura ralada e o feijão verde