Abobora Recheada

Para 5 pessoas - Equilibra Vata e Pitta, pode aumentar Kapha

Duração da preparação e confecção 60min


Ingredientes da Abóbora Recheada:

4 a 5 espargos verdes por pessoa
4 a 5 espargos brancos por pessoa
1 colher de sopa de ghee
½ malagueta vermelha grande
½ colher chá açafrão
2 colheres de sopa de amendoim pelado
2 colheres de sopa de caju 
½ colher de chá de erva doce em grão
½ colher de cominho em grão
1 colher de café feno grego em grão
2 cravinhos
½ colher de chá de sementes de aipo (arjwain) – fácil de encontrar nas lojas indianas
1 colher de sopa de chá de erva príncipe para 1 chávena de chá
1 abóbora hokaido com cerca de 2 kg
100g de feijão verde redondo, cortado em pedaços de 1 a 2 cm
1 chávena de chá de água
200g de chuchu, cortado em quadrados grandes
1 tomate, cortado em quadrados grandes
3 palitos de pimento vermelho cortado em quadrados
3 palitos de pimento amarelo cortado em quadrados
2 “árvores” de brócolos
2 “árvores” de couve flor
1 colher de sopa de gengibre ralado
Sal a gosto
Coentros frescos picados
Hortelã fresca


Preparação dos Espargos:

Lave bem os espargos e com os dedos segurando no caule e na haste, torça de forma a partir na zona junto ao caule. Com um descascador de cenoura descasque os espargos, deixando intacta a parte da cabeça.
Cubra o fundo de um tacho com um pouco de água, coloque uma quantidade generosa de sal e, quando ferver, coloque os espargos durante 5 minutos. Retire e mergulhe em água fria para interromper a fervura.
Coloque à parte e reserve.
  

Preparação da Abóbora:

Coloque as folhas de chá de erva príncipe numa chávena e derrame a água acabada de ferver de forma a fazer um chá forte. Reserve.
Com uma faca afiada faça um círculo, com cerca de 12 a 14 cm de diâmetro, no topo da abobora, para fazer de tampa. Com uma colher escave o interior de forma a retirar as pevides e os fios.
Numa frigideira de inox, sem teflon, coloque as várias especiarias em grão, separadamente, e deixe tostar ligeiramente de forma a desidratarem e a ficarem crocantes. Comece pela erva doce, o feno grego, os cominhos, cravinho e sementes de aipo (arjwain). Em seguida, num almofariz, triture as sementes até ficarem em pó.
Num tacho, junte o ghee e o açafrão e frite os amendoins e os cajus. Reserve após fritar.
No mesmo tacho, com ghee junte a malagueta picada e as especiarias trituradas, deixe refogar um pouco e junte o feijão verde, refogando também com as especiarias. Em seguida, junte o chá filtrado de erva príncipe, o chuchu, o tomate, os brócolos, a couve flor, os pimentos e o gengibre. Deixe cozer e, no fim, junte sal a gosto.
Depois de cozido, coloque dentro da abóbora e tape com a tampa da abóbora (cortada previamente). Leve ao forno a 200ºC, durante 1h30min.
Quando estiver pronto, a abóbora fica tostada por fora, sem ser queimada. Para verificar se está bem cozida, pode espetar um garfo ou palito para ver se está tenra.
Colocar com cuidado numa travessa, pois a abóbora bem cozida pode desfazer-se facilmente. Decore com os espargos e salpique com folhas de hortelã. Retire a tampa da abóbora e salpique com os coentros picados.
Ao servir, pode cortar as paredes laterais da abóbora junto com o recheio e acompanha com o chutney de castanhas - VEJA AQUI.

BOM APETITE!




Comentários