Terapias de Corpo Inteiro


A Medicina Ayurveda disponibiliza um grande leque de terapêuticas de oleação que são praticadas diariamente em clinica. Estas terapêuticas são prescritas por um Terapeuta de Medicina Ayurveda e realizadas pelo mesmo ou por um Técnico de Medicina Ayurveda.

Todos os Terapeutas e Técnicos de Medicina Ayurveda que trabalham na clinica akiSintaSaúde são reconhecidos pela Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda.


ABHYANGA

A massagem abhyanga é a manipulação sistemática dos músculos, pele, tendões e articulações para conforto, relaxamento e fortalecimento do organismo, visa a promoção da saúde e o equilíbrio através do toque e da oleação da pele. As toxinas alojadas no organismo são mobilizadas através da ativação de pontos de interação de vários tecidos (marmas) para os canais devidos a fim de serem eliminadas.
Indicado para o tratamento de problemas articulares, lesões desportivas, circulatórios, metabólicos, psicológicos e doenças do sistema nervoso.


SWEDANA

O processo de swedhana consiste na promoção do suor corporal, utilizando diferentes tipos de aquecimento. Dilata os canais energéticos do corpo (srotas), facilita o equilíbrio dos doshas, bem como a limpeza de toxinas presentes nos tecidos. Conhecido no dia-a-dia por saunas, banhos turcos ou quentes, pedilúvios, entre outros.
No Ayurveda existem diferentes técnicas consoante o desequilíbrio a tratar. Termina com a ingestão de chá ou água, preferencialmente à temperatura ambiente, no sentido de ajudar à reposição dos líquidos perdidos durante o processo de swedhana e da eliminação do excesso de óleo da massagem efetuada anteriormente.
Os tipos de swedhana mais utilizados são:
·      Sauna feita após uma oleação (snehana) onde o indivíduo se senta num cubículo ou câmara vedada, ficando a receber vapor de água no corpo, excluindo a zona da cabeça.
·      Utilização de toalhas quentes e húmidas aplicadas especificamente nas zonas do corpo a tratar.
·      Pindas – pequenas trouxas feitas de pano cru com plantas medicinais, óleos e outras substâncias, consoante o tratamento a ser aplicado.
o   PATRAPOTALI
Utilizada em dores provocadas por lesões ou inflamações, feita com plantas medicinais e óleo.

o   PINDA SWEDANA
Procedimento indutor de transpiração através da utilização de sacos arredondados e quentes, com arroz medicado, aquecidos numa decocção com leite. Visa nutrir, rejuvenescer e harmonizar o organismo, aumenta a flexibilidade do corpo, remove a rigidez, espasmos, atrofia muscular e toxinas, estimula a circulação sanguínea, fortalece a digestão. Indicado para patologias do sistema nervoso.


 PIZICHILLI/KAYA SEKA

Trata-se da aplicação de um fio contínuo de óleo no corpo enquanto se realiza uma massagem abhyanga, dando maior ênfase à parte lesionada ou comprometida. Visa estimular a criação de novas conexões neurais no sentido da recuperação de movimentos.
Para que o corpo do indivíduo não arrefeça, o presente tratamento deve ser executado por duas ou quatro pessoas. Indicado para:
·      Paralisias e distúrbios neurológicos.
·      Problemas articulares.
·      Lesões.
·      Aumenta o fogo digestivo dos tecidos.
·      Promove a estabilização geral dos sentidos e o fortalecimento organismo.



KANSA VAKTI

Com o auxílio de uma taça de cobre ou outra liga metálica, kansa vakti consiste numa massagem aos pés, cabeça, mãos ou costas, efetuada com ghee.
Indicada para drenagem e desintoxicação do organismo, de forma a evitar a estagnação da energia vital.
É um tratamento com inúmeros benefícios, regula o metabolismo e função hormonal, equilibra o sistema digestivo, estimula o sistema nervoso central, alivia a insónia e restaura o sono, proporciona um relaxamento profundo de todo o corpo, elimina a fadiga e é benéfico na presença de ansiedade ou stress.



LEPA

Lepa consiste na aplicação localizada de um cataplasma medicinal com vista à absorção de toxinas e impurezas. Os tipos de lepa variam consoante a temperatura da mesma, o local da aplicação e o tipo de pele. Indicado para:
·      a redução de inflamações, como acne e psoríase.
·      Edemas e sensação de ardor.
·      Lubrifica a pele, deixando-a suave, macia e rejuvenescida.
·      Remove o excesso de oleosidade.
·      Nutre e remineraliza peles secas.
·      Reduz manchas e sinais de envelhecimento.



Caso esteja interessado em receber alguma destas terapias poderá contactar para geral@akisintasaude.pt ou +351 913 064 897.



Comentários