Panchakarma




“A função do panchakarma é manter o equilíbrio dos doshas, reduzir e eliminar os doshas em excesso e harmonizar os doshas agravados.”
Sushruta Samhita

panchakarma é um dos procedimentos mais divulgados e específicos da Medicina Ayurveda, consiste em cinco processos terapêuticos de grande importância, não só auxiliam a eliminação completa da toxicidade do organismo – ou dos doshas agravados, como também promovem o correto funcionamento do sistema imunitário e o rejuvenescimento de todo o organismo. A sua aplicação requer um conhecimento específico do momento apropriado, da aplicação de técnicas e procedimentos.
A sequência de procedimentos é progressiva e vai penetrando nos tecidos afetados gradualmente por forma a neutralizar a fonte de agravamento e eliminação de acumulações indesejadas. O seu objetivo é restaurar os processos naturais do organismo por forma a devolver-lhe a sua energia vital, deve ter-se em consideração aquando da realização do tratamento a estação do ano e o estado geral de saúde do indivíduo.
O panchakarma pode ser dividido em várias fases: 
  • Na primeira fase desintoxica-se o organismo.
  • Na segunda são aplicados tratamentos de massagem, oleação e sudação por forma a tonificar o organismo e restabelecer o seu fluxo energético natural, preparando o corpo para o processo do panchakarma que é composto por cinco momentos essenciais:
    • Vómito terapêutico (vamana karma)
    • Diarreia terapêutica (virechana karma)
    • Basti: enema medicado com óleo (anuvasana)
    • Enema medicado com decocções (niruha)
    • Aplicação de óleos medicados via nasal (nasya karma).
  • Na terceira fase são aplicadas terapias de rejuvenescimento.
Os doshas em desequilíbrio passam por um período de acumulação antes de contaminarem os tecidos. A aplicação de práticas de eliminação está indicada no momento de desequilíbrio máximo do dosha no organismo – geralmente ocorre no final das estações a par com a instabilidade que se verifica no clima.
Por questões práticas e devido à vida ocidental, o panchakarma pode ser efectuado com o indivíduo em regime externo, ou semi-interno, fazendo no final do dia os procedimentos e respeitando as indicações dadas para efetuar em casa ou trabalho, nomeadamente no que diz respeito ao regime alimentar.

Caso esteja interessado em receber alguma destas terapias poderá contactar para geral@akisintasaude.pt ou +351 913 064 897.

Comentários